Lembremos; a corrupção é um dos resquícios da ditadura civil militar brasileira

Faz 53 anos que o Brasil sofreu o seu mais longo, cruel e tacanho golpe, conduzido por parte dos militares e capitalistas brasileiros e forâneos, em particular, os Estados Unidos.

Ao observar nossa sociedade mutante e líquida, ainda vivemos resquícios deste período funesto da história brasileira.

Nos tempos atuais, muito se fala em corrupção e, alguns, ainda têm a pachorra em afirmar que na ditadura civil militar não havia corrupção.

Para tanto, lembremos; Ditaduras são regimes corruptos por excelência. Corrupção acobertada pelo autoritarismo, pela ausência de mecanismos de controle, pela regra de que as autoridades podem tudo.

A ditadura foi pródiga em escândalos de corrupção, como o da Capemi, justo a Caixa de Pecúlio dos Militares. As grandes obras, ditas faraônicas, eram o paraíso do superfaturamento. Não esqueçam-se do recente depoimento de Emílio Odebrecht à operação Lava-jato.

Também ficaram célebres o caso Lutfalla (envolvendo o ex-governador Paulo Maluf, aliás, ele próprio uma criação da ditadura) e o escândalo da Mandioca.

Além do que, do ponto de vista da política atual, observa-se o PP (Partido Progressista) envolvido em inúmeros atos ilícitos. A pergunta que se faz é; Por quê? Será que os deputados e senadores do PP são mais “espertos” ou corruptíveis que de outros partidos? Grande parte dessas respostas será encontrada em sua origem.

O PP atual, era PPB (Partido Progressista Brasileiro), que era PDS (Partido Democrático Social) que era ARENA (Aliança Renovadora Nacional) base de sustentação da Ditadura civil-militar brasileira. Portanto, além de origem conservadora, de direita, independentemente do governo, sempre esteve encastelado no poder, vivendo e compreendendo seus meandros, oferecendo dificuldades e vendendo facilidades.

Para quem ainda tem uma mente infantilizada; imaginando que a corrupção começou a pouco, lembrem-se; a ditadura civil militar instalada no país, 1964-1985, contribuiu e, muito, para o atual Estado que vivemos, seja do ponto de vista ético, moral, educacional, cultural, político e econômico.

Ditadura Nunca Mais!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s